Neste mês, um grupo de profissionais brasileiros realizou mais um seminário de mídia em Nova Iorque. Mais do que um bom exemplo, visitar empresas de mídia e associações demonstra o quanto a globalização dos negócios de comunicação evoluiu. De fato estamos nos tornando uma aldeia global.
Evidente que tenho um grande orgulho em ter criado estes seminários e coordenando as agendas, na época como diretor de eventos do Grupo de Mídia e auxiliado pela minha empresa Dainet, que é a primeira empresa especializada em mídia do país, criada em 1994.
Tive a oportunidade em realizar diversos seminários, desde o primeiro em 1996 até o último que coordenei em 2005. A história toda está registrada no livro comemorativo dos 40 anos do Grupo de Mídia.
Hoje os assuntos sobre mídia estão entre os mais discutidos no mundo todo, a tal ponto em que nos Estados Unidos da América se tornou um meganegócio: as Medias Agency. Há tempos eles criaram estruturas próprias de planejamento e compra de mídia, totalmente independentes das agências de propaganda. O modelo foi replicado praticamente de forma globalizada, porém no Brasil ele ainda não foi entendido. Muitos confundiram com os bureaux de mídia europeus, que nem existem mais.
A razão para tão grande sucesso está na conta de dois importantes processos; O ROI- Return on Investiment, no qual os anunciantes querem e exigem comprovação do retorno dos investimentos aplicados na propaganda e a digitalização das mídias, trazendo enorme e novas possibilidades em se anunciar; Redes Sociais, Storytelling, Programática, Inteligência Artificial, etc. Estes tópicos são agora obrigatórios nos planejamentos de mídia também no Brasil.
Em nosso país a Dainet, com 23 anos de atividade, foi a primeira consultoria a abordar e dominar estes assuntos. Agora entram no mercado empresas enormes que desejam ocupar esta lacuna, como Accenture, Delloite, McKinsey, Adobe, IBM… Ou seja, jamais o assunto de mídia será o mesmo.
Para ajudar a entender o que acontece, vejam nos quatro links abaixo artigos dos profissionais de mídia brasileiros sobre esta última viagem a NY publicados no Adnews.
Watson, meu caro, quantas mudanças (Veja aqui)
What’s Next? Smart OOH (Veja aqui)
Um Superbowl por dia? (Veja aqui)
Comscore: Novidades no modelo de mensuração estão a caminho (Veja aqui)
Toninho Rosa é presidente da Dainet e do conselho da ABEMD