Nesta semana, um assunto me chamou muita atenção, até porque é um tabu na propaganda. Me refiro ao BV a famosa Bonificação de Volume.
Depois de uma bom artigo do Pyr Marcondes, no site Proxxima, no qual ele faz uma análise do mercado atual, deixando uma certa dúvida quanto a prática do BV, o presidente da ABAP Associação Brasileira da Agências de Propaganda, Mario D’Andrea, em artigo, defendeu a prática, dizendo ser legitimo as agências receberem incentivo pro parte dos veículo.
O interessante nestas publicações, foi o posicionamento de um anunciante, que também em artigo se posicionou no tema. Falo do Mauro Segura, diretor de marketing da IBM, que deixou claro que o BV é sim um problema no mercado brasileiro. O Mauro comenta que este incentivo poderia sim alterar um plano de mídia em benefício da própria agência e não necessariamente do anunciante. Ele diz que o assunto não é transparente e muito longe de ser claro. Permitindo a continuidade de um mercado viciado e moldado no passado.
A Dainet, ao longo da sua longa existência, sempre questionou este modelo. Tivemos a oportunidade em esclarecer junto a anunciantes, veículos e agências a necessidade de transparência quanto aos investimentos de mídia. O problema do BV não é apenas remunerar a agência com os investimentos dos anunciantes, mas o pior seria se um plano de incentivo levasse também a agência a elaborar uma programação de mídia mal feita e mal negociada.
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As regras de negócio que você desconhece e que pagam a sua grana todo dia – Pyr Marcondes: http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/blog-do-pyr/2017/12/20/as-regras-de-negocio-que-voce-desconhece-e-que-pagam-a-sua-grana-todo-dia.html
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Parabéns, mas… – Mário D’Andréa: http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/blog-do-pyr/2017/12/21/parabens-mas.html
- Artigo Mauro Segura: http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/blog-do-pyr/2017/12/22/250467-2.html
Por Antonio Rosa