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CONSULTORIA DE MIDIA

By 5 de maio de 2017abril 7th, 2021No Comments

BREVE PERFIL

A Dainet surgiu há 23 anos, lançando no Brasil o conceito inovador de Consultoria de Mídia e já posicionada para também propor soluções voltadas para a convergência entre a mídia e a tecnologia.

A Dainet tem como objetivo superior dar todo suporte aos anunciantes nas atividades inerentes à mídia, como planejamento, avaliação, auditoria, controle de qualidade e principalmente o acompanhamento das tendências de mercado e seus impactos sobre a propaganda e a comunicação.

O planejamento de mídia pode ser visto hoje como o processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing.

Dados para o plano de mídia

A função do planejamento de mídia não opera num vácuo. O Plano de mídia é um dos muitos componentes do plano de marketing geral, e como tal, interage com outros elementos desse plano em sua totalidade.

Necessidade flexibilidade no plano de mídia

Os objetivos de marketing constituem um dado fundamental ao plano de mídia. É importante compreender tanto as limitações desses objetivos quanto os efeitos dessas limitações sobre o planejamento.

Marketing de banco de dados e plano de mídia

“marketing individualizado” porque pensamos em atingir os clientes numa base de um ser humano por vez, com uma mensagem que possa ser ajustada ao que os profissionais de marketing souberem de cada consumidor.

Como os planos de marketing influenciam os planos de mídia

O plano de marketing começa com o produto e faz um esboço das condições de distribuição, preço e promoção para esse produto.

Características do produto

Todas as etapas do planejamento de mídia, objetivos, estratégias e táticas podem ser afetados pelas características do produto.

Canais de distribuição

Padrões geográficos – a distribuição torna o produto prontamente disponível aos consumidores, levando-o ao lugar certo na hora certa.

Reações dos distribuidores a diferentes mídias

A distribuição pode afetar o plano de mídia se membros do canal de distribuição se manifestarem sobre certos tipos de mídia.

Políticas de preço e estratégica

Antes de examinar os efeitos do preço no plano de mídia, é importante observar que de certa maneira é inexato discutir preços no contexto das variáveis de marketing controláveis.

Promoção

Sendo o plano de mídia um componente do mix de promocional, todas as atividades desse mix têm algum efeito significativo sobre a função do planejamento de mídia.

Objetivos de mídia

Estabelecer objetivos de mídia é o primeiro passo no atual processo de formação do plano de mídia.

Alcance e Frequência

O alcance pode ser definido como o percentual não duplicado de um público exposto ao veículo em que se está anunciando ou, a programação, pelo menos uma vez durante um determinado período de tempo (em geral quatro semanas).

Simulação

A Dainet recomenda a simulação de diversas possibilidades de planos de mídia, com praças, meios e veículos diferentes.

Continuidade

A continuidade refere-se ao modo como as margens são programadas no espaço de tempo ao longo do período de uma campanha.

O GRP

O GRP é utilizado para caracterizar os pontos brutos de um determinado esforço de mídia diante de um mercado-alvo definido.

Estratégias de mídia

Seleção, com base em pesquisas de hábitos de consumo, da recomendação do mix de meios de comunicação que deverão ser utilizados no plano, considerando a verba disponível e as características de cada segmento de mídia.

Estratégias de veiculação

Processo de seleção dos veículos de comunicação que irão integrar o plano de mídia, com a identificação de cobertura geográfica, penetração, audiência, CPM e outros atributos.

Períodos de veiculação

Considerações sobre sazonalidade, fatores temporais de maior atenção do público visado, prazo de validade da comunicação e questões conexas, já que toda campanha publicitária tem o seu tempo certo para ser lançada e tirada do ar.

Seleção dos meios de comunicação

Os meios de comunicação, tais como TV, rádio, jornais e outdoors, são investigados por institutos especializados, que dimensionam seus potenciais, forças e fraquezas, abrangência etc.

Seleção de veículos

Categorizar os veículos de comunicação de acordo com seu propósito de mercado e público atingido, para facilitar as decisões sobre como alcançar os objetivos pretendidos. Avaliar a rentabilidade do investimento publicitário, considerando a relação custo X benefício à luz dos indicadores de CPM.

Pesquisas de mídia

Nenhuma agência será completa se não tiver em seu arsenal de técnicas e ferramentas de trabalho o acesso a pesquisas de mídia completas e atualizadas. Há diversos fornecedores destas pesquisas com larga experiência e idoneidade.

GRP previsto e alcançado

O planejamento de toda campanha estabelece o público-alvo a ser atingido e com qual abrangência e freqüência.

Negociações de mídia

Todos os veículos, sem exceção, negociam os seus preços de veiculação. Conhecer e acompanhar a prática de negociação, por isso, é uma das questões mais sensíveis para o gestor das verbas de propaganda e de marketing.

Controle dos investimentos

O acompanhamento regular dos investimentos em mídia permite identificar se a agência está marcando em cima as flutuações dos hábitos do público e as práticas de mercado.

Controle dos investimentos por veículo

Como no caso anterior, deve-se monitorar todos os planos de mídia, para conferir se está prevalecendo o profissionalismo na seleção dos meios. É comum, por exemplo, a agência induzir o cliente a patrocinar um grande evento, simulando que negociou duro para extrair um desconto excepcional, a fim de manter a sua cota de BV no veículo em questão.

Controle de verba por período de tempo

A distribuição dos investimentos publicitários deveria ocorrer ao longo do ano, ressalvadas situações específicas. Favorece a maximização dos resultados e minimiza o risco do congestionamento das campanhas em poucos meses do ano. Permite também melhor controle e distribuição da agenda de eventos de comunicação e de marketing.

Checking

Toda campanha precisa ter a sua veiculação constatada. Problemas de perdas de espaço ocorrem a toda momento e as agências, com o duplo check de prestadores de serviços independentes, precisam comprovar que os veículos entregaram tudo aquilo que foi autorizado.

ROI

return on investment, da sigla inglesa ROI – mede a eficácia de uma campanha em termos de incremento de vendas ou negócios realizados.